Algumas cidades criaram leis que obrigam as agências bancárias a atender o cliente na fila em até 15 minutos. Os bancos contestam essas leis:
- As filas são grandes em apenas alguns dias no início de cada mês;
- Os caixas eletrônicos ou a internet são alternativas para evitar filas.
O fato do banco disponibilizar outros canais para pagamento não retira o direito do cliente ser atendido com agilidade, conforme determina resoluções do Banco Central.
O cliente tem o direito de ser bem atendido em qualquer dos canais de atendimento que o bando disponibiliza. A escolha do canal a ser utilizado cabe somente ao cliente, a instituição bancária não pode constranger (obrigar) o cliente a utilizar determinado meio.
Reivindicar um atendimento de qualidade é difícil, pois:
- são raras as agências que entregam um registro do momento que ingressamos nelas;
- nossa Justiça é lenta e burocrática;
- dependemos do gerente da agência para a concessão de crédito, redução de tarifas, etc.
Os bancos, como qualquer outra empresa, deveriam lutar para oferecer um atendimento ao cliente a cada dia melhor. A partir deste semestre todos os bancos possuem ouvidorias, vamos aguardar os resultados.
Saiba +:
- Espaço Vital – Indenização para cliente que esperou 46 minutos na fila de banco.