Indenização por aguardar mais de 15 minutos na fila do banco 2


Algumas cidades criaram leis que obrigam as agências bancárias a atender o cliente na fila em até 15 minutos. Os bancos contestam essas leis:

  • As filas são grandes em apenas alguns dias no início de cada mês;
  • Os caixas eletrônicos ou a internet são alternativas para evitar filas.

O fato do banco disponibilizar outros canais para pagamento não retira o direito do cliente ser atendido com agilidade, conforme determina resoluções do Banco Central.

O cliente tem o direito de ser bem atendido em qualquer dos canais de atendimento que o bando disponibiliza. A escolha do canal a ser utilizado cabe somente ao cliente, a instituição bancária não pode constranger (obrigar) o cliente a utilizar determinado meio.

Reivindicar um atendimento de qualidade é difícil, pois:

  • são raras as agências que entregam um registro do momento que ingressamos nelas;
  • nossa Justiça é lenta e burocrática;
  • dependemos do gerente da agência para a concessão de crédito, redução de tarifas, etc.

Os bancos, como qualquer outra empresa, deveriam lutar para oferecer um atendimento ao cliente a cada dia melhor. A partir deste semestre todos os bancos possuem ouvidorias, vamos aguardar os resultados.
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