O futuro dos serviços de Correios


Ao mesmo tempo que a Internet está acabando com o tradicional serviço de envio e entrega de cartas, trouxe um novo mercado para as empresas de correios, a entrega de pequenos volumes impulsionada pelo comércio eletrônico.

Enquanto o U.S. Postal Service (Correio EUA) enfrenta uma série crise, a DHL (Correio Alemão) e os Correios do Brasil apresentam grande crescimento, sustentado pela aposta em novas áreas de atuação.

No ano passado (2011) comentei sobre a estratégia de modernização dos Correios no Brasil, com a aposta no crescimento da entrega de encomendas, no banco postal e na criação de uma operadora celular virtual.

Na Alemanha a mudança foi mais radical: milhares de agências foram fechadas, a maioria dos postos de correios são conveniências oferecidas por estabelecimentos comerciais, o que aumenta seu fluxo de clientes e elimina o trabalho e os custos de manter milhares de agências.

Defendo esse modelo, transformar todas as agências em franquias e se concentrar na atividade central: distribuição e disponibilização de serviços, o que permite reduzir custos e complexidade de administração, se aproximando da estrutura das transportadoras privadas. A JadLog tem um interessante modelo de agências franqueadas, seguindo esse padrão.

A reportagem do Estadão sobre a renovação do Correio Alemão não destacou que a transformação das agências dos Correios em lojas de conveniência também ocorre no Brasil há muitos anos, tanto pela possibilidade de instalar correspondentes dos Correios nos estabelecimentos comerciais privados como na diversificação dos serviços prestados nas agências dos Correios.

Se prestar atenção no atendimento das agências brasileiras, parte significativa do movimento é gerada por serviços diversos do envio de correspondências, tais como: pagamento de contas, compra de presentes, títulos de capitalização, etc.

Referência

  1. Foto: DHL Logistics Distribution Centre (International Transport Forum / flickr) licença: CC BY-NC-ND 2.0
  2. Estadão: Alemanha reinventa o correio na era digital.