Cuidado ao divulgar a queima de estoque


Todo início de ano acontecem promoções para renovar as coleções e queimar os estoques que sobraram do natal. Essas ações devem ter um mínimo de planejamento, especialmente na divulgação para evitar frustar o consumidor ou pior, causar tumultos por falta de estrutura.

Em 2010 uma rede de lojas que comercializa eletrônicos no Nordeste divulgou a realização de um mega feirão, ampliada por uma série de boatos que prometiam aparelhos de graça para as primeiras pessoas e preços inacreditáveis. O local não estava preparado para receber as milhares de pessoas que compareceram ao local.

Visão interna do momento da invasão:

Visão do lado de fora quando a porta foi arrombada:

Resultado: enquanto feridos estavam espalhados no chão, muitas pessoas continuavam comprando produtos desesperadamente:

Somos estranhos, a necessidade de obter uma vantagem (comprar produtos com preços imbatíveis, por exemplo), nos faz ignorar as demais pessoas, seja espremendo-as contra portas e paredes, pisoteando ou simplesmente prosseguindo nas compras enquanto os feridos estão no chão, como se estivesse tudo normal.

É estranho ver as pessoas – tão civilizadas – se comportando como animais, associação que Charlie Chaplin fez na abertura de Tempos Modernos:

Referência

  1. Foto: Formigueiro (Thiago Martins/flickr) – CC BY-NC-SA 2.0;
  2. .quase nada sobre quase tudo.: Mega invasão no Atacadão dos Eletros;
  3. Folha online: Mulher é internada em estado grave após tumulto em feira de eletrodomésticos na PB
  4. PB Agora: Morre aposentada pisoteada em Feirão