Passei o último mês pesquisando sistemas de loja virtual. É impossível testar todos os sistemas, há centenas de opções. Infelizmente variedade é diferente de qualidade pois os sistemas são praticamente iguais.
Não há diferenças relevantes entre os sistemas disponíveis, como o Luli Radfaher comentou, as lojas virtuais são muito parecidas, falta personalidade. É claro que não podemos confundir o sistema (vou chamar de motor) com o design do site. Isso não isenta o motor de sua responsabilidade, pois cabe a esse motor permitir funções e designs personalizados.
A maior diferença está entre os modelos de negócio adotados: gratuitos, comissão sobre venda, manutenção mensal e desenvolvimento próprio.
Gratuitos
As lojas gratuitas normalmente seguem o modelo open source. Boa parte desses sistemas são desenvolvidos por equipes internacionais, o que exige uma adaptação do motor ao Brasil, especialmente quanto ao calculo do frete, meios de pagamentos e impostos.
É uma excelente opção para quem sabe programar e quer ter controle sobre / aprimorar / customizar o sistema.
Comissão sobre venda
É a melhor opção para quem está iniciando nas vendas pela Internet e tem dúvidas sobre o retorno. O desenvolvedor só recebe se você vender, criando uma relação ganha-ganha. Por ser um valor fixo sobre o produto, é fácil repassa-lo nos custos do produto.
A empresa que desenvolveu o sistema ajuda o lojista na configuração, de forma a eliminar a necessidade de conhecimentos de programação. A maior parte desses modelos estão associados a sistemas de pagamento on-line (mediadores) o que possibilita ter a loja funcionando em alguns minutos.
O crescimento das vendas leva ao pagamento de uma comissão que supera os valores de manutenção mensal de outros sistemas, nesse momento o empreendedor virtual costuma trocar de modelo visando reduzir custos.
Manutenção mensal
Neste modelo paga-se uma taxa de instalação e depois um valor mensal fixo a título de manutenção. A maior parte dos sistemas de e-commerce são comercializados nesse modelo. Aqui também não é necessário contratar um desenvolvedor.
Desenvolvimento próprio
A diversidade de sistemas disponíveis e a variedade de modelos de cobrança de serviços praticamente inviabiliza este modelo. A loja virtual que trabalho sempre adotou o desenvolvimento próprio e o retorno sobre o investimento é discutível. Por outro lado, é possível inovar, oferecer soluções diferenciadas e adaptadas ao seu público alvo.
Quem quer viver do comércio eletrônico de produtos não exclusivos (ou seja, existe concorrência no e-commerce) precisa se diferenciar da concorrência. Atendimento, preço, serviços, produtos são excelentes diferenciais, assim como um site diferenciado também.
Conclusão
Se você irá iniciar uma loja virtual, o melhor é o modelo de comissão sobre venda.
Para quem já tem a loja, todos os modelos podem ser interessantes, dependendo do seu conhecimento, disposição para configurar o sistema e capacidade de investimento.
No caso da nossa empresa, o melhor modelo é desenvolver sobre uma plataforma open source, visto os outros modelos não atenderem nossas necessidades (com custo acessível).
Saiba +
- Foto: Flickr do gari.baldi: shopping carts.