Bate papo: previsões e idéias para o e-commerce em 2009


O Bate-papo sobre e-commerce iniciou o ciclo de palestras de 2009 com novidades: os encontros serão aos sábados e depois da palestra agora tem um debate e em seguida a plateia de divide em grupos com o objetivo de ajudar quem já tem ou quer abrir um comércio eletrônico.

Foi a primeira vez que acompanhei o bate-papo presencialmente, nas anteriores acompanhei ao vivo pela Internet. Você pode verificar aqui as datas e temas de 2009. Acompanhe as palestras (no local ou à distância) e participe do grupo de discussão.

O primeiro encontro começou com o Luli Radfahrer falando sobre personal shopper – e-commerce 2.0. O tema do debate foi previsões e idéias para o e-commerce em 2009 com o Luli e mais Daniela Melo (Pag Seguro) e André Monteiro (compra 3).

A Lígia, que organiza o bate papo, já postou suas impressões, destacando a importância do atendimento personalizado ao cliente, o Luli abriu a palestra falando sobre a importância da Inteligência Artificial no e-commerce e muitos outros temas importantes apareceram em seguida na palestra e no debate:

O problema do excesso de escolhas

Não ter escolha é muito ruim, mas escolhas demais é igualmente péssimo:

  • O Submarino tem  30 categorias e mais de 700 mil produtos cadastrados.
  • A Levi´s não vende mais calça jeans, ou melhor, para vender exige do consumidor uma série de decisões: cores, barras, acabamentos, etc.
  • Até o caixa do supermercado atrapalha o cliente:
    • O senhor não encontrou algum produto?
    • O senhor tem o cartão de fidelidade?
    • Vai pagar em dinheiro, cheque, cartão, vale-refeição, etc…
    • Débito ou crédito?
    • quantas parcelas?
    • Sacola ecológica?

Chamam de liberdade de escolha o que é obrigatoriedade de tomar uma decisão.

Cada resposta gera duas ou mais perguntas.

Não se trata de autonomia, mas de transferência de responsabilidade, o cliente se apavora:  quanto mais consome, mas se arrepende (eu devia ter escolhido o outro….).


Falta personalidade

As lojas de comércio eletrônico são todas iguais, é preciso trazer foco e personalidade ao comércio eletrônico.

Ex: as lojas de roupas vendem basicamente o mesmo produto, mas Forum, Mofficer, etc. possuem personalidades e atitudes diferentes.


Identidade é importante

Uma loja, principalmente a virtual, não pode vender plano de saúde e cosméticos, isso confunde o cliente


Como uma empresa pequena pode enfrentar uma grande

tenha consciência e tire proveito do seu tamanho

  • é preciso tomar cuidado com o crescimento rápido demais (pode falir a empresa)
  • foco no atendimento: grandes empresas não conseguem atender de forma personalizada. É preciso atender com carinho o cliente
  • treinamento
  • serviço com qualidade

Mercado X inovação

estar a frente do seu tempo é incompetência

É preciso oferecer produtos para os quais o mercado tem receptividade neste momento. Se é muito inovador, mantenha o desenvolvimento mas não lance.


O empreendedor tem que pensar no negócio

O dono do negócio não deve estar associado à tarefas do dia-a-dia.  Assim como o dono não precisa saber de tudo, contrate serviços de especialistas e absorva informação.


Os slides da apresentação do Luli ainda não estão disponíveis, infelizmente.

Ajuda

A Lígia, precisa de ajuda para manter e melhorar os encontros. Um dos maiores problemas no momento é a transmissão / gravação dos encontros, faltam equipamentos e conhecimento para aperfeiçoar o sistema atual.