O Bate-papo sobre e-commerce iniciou o ciclo de palestras de 2009 com novidades: os encontros serão aos sábados e depois da palestra agora tem um debate e em seguida a plateia de divide em grupos com o objetivo de ajudar quem já tem ou quer abrir um comércio eletrônico.
Foi a primeira vez que acompanhei o bate-papo presencialmente, nas anteriores acompanhei ao vivo pela Internet. Você pode verificar aqui as datas e temas de 2009. Acompanhe as palestras (no local ou à distância) e participe do grupo de discussão.
O primeiro encontro começou com o Luli Radfahrer falando sobre personal shopper – e-commerce 2.0. O tema do debate foi previsões e idéias para o e-commerce em 2009 com o Luli e mais Daniela Melo (Pag Seguro) e André Monteiro (compra 3).
A Lígia, que organiza o bate papo, já postou suas impressões, destacando a importância do atendimento personalizado ao cliente, o Luli abriu a palestra falando sobre a importância da Inteligência Artificial no e-commerce e muitos outros temas importantes apareceram em seguida na palestra e no debate:
O problema do excesso de escolhas
Não ter escolha é muito ruim, mas escolhas demais é igualmente péssimo:
- O Submarino tem 30 categorias e mais de 700 mil produtos cadastrados.
- A Levi´s não vende mais calça jeans, ou melhor, para vender exige do consumidor uma série de decisões: cores, barras, acabamentos, etc.
- Até o caixa do supermercado atrapalha o cliente:
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- O senhor não encontrou algum produto?
- O senhor tem o cartão de fidelidade?
- Vai pagar em dinheiro, cheque, cartão, vale-refeição, etc…
- Débito ou crédito?
- quantas parcelas?
- Sacola ecológica?
Chamam de liberdade de escolha o que é obrigatoriedade de tomar uma decisão.
Cada resposta gera duas ou mais perguntas.
Não se trata de autonomia, mas de transferência de responsabilidade, o cliente se apavora: quanto mais consome, mas se arrepende (eu devia ter escolhido o outro….).
Falta personalidade
As lojas de comércio eletrônico são todas iguais, é preciso trazer foco e personalidade ao comércio eletrônico.
Ex: as lojas de roupas vendem basicamente o mesmo produto, mas Forum, Mofficer, etc. possuem personalidades e atitudes diferentes.
Identidade é importante
Uma loja, principalmente a virtual, não pode vender plano de saúde e cosméticos, isso confunde o cliente
Como uma empresa pequena pode enfrentar uma grande
tenha consciência e tire proveito do seu tamanho
- é preciso tomar cuidado com o crescimento rápido demais (pode falir a empresa)
- foco no atendimento: grandes empresas não conseguem atender de forma personalizada. É preciso atender com carinho o cliente
- treinamento
- serviço com qualidade
Mercado X inovação
estar a frente do seu tempo é incompetência
É preciso oferecer produtos para os quais o mercado tem receptividade neste momento. Se é muito inovador, mantenha o desenvolvimento mas não lance.
O empreendedor tem que pensar no negócio
O dono do negócio não deve estar associado à tarefas do dia-a-dia. Assim como o dono não precisa saber de tudo, contrate serviços de especialistas e absorva informação.
Os slides da apresentação do Luli ainda não estão disponíveis, infelizmente.
Ajuda
A Lígia, precisa de ajuda para manter e melhorar os encontros. Um dos maiores problemas no momento é a transmissão / gravação dos encontros, faltam equipamentos e conhecimento para aperfeiçoar o sistema atual.