São Paulo testará novo sistema de cobrança de pedágio 1


Uma praça de pedágio entre Indaiatuba e Campinas – SP (cidades vizinhas) cobra “simbólicos” R$ 10,10 em cada sentido. O próprio Governo do Estado reconhece a distorção, uma das promessas de campanha do Geraldo Alckmin foi resolver o problema.

Inicialmente a ideia era dividir a praça em duas, mas o Governo aproveitou outra ideia: adotar a cobrança de pedágio por km percorrido. No início do ano o Governo cogitou a possibilidade de realizar o teste da cobrança por km na Rodovia dos Bandeirantes, mas preferiu realizar o teste na Santos Dumont, provavelmente pelo impacto que a medida trará.

O teste começa em fevereiro de 2012 e somente veículos das sete cidades cortadas pela Rodovia Santos Dumont poderão participar. Características do serviço:

  • R$ 0,14 por km percorrido. “Agora, o preço da viagem entre Indaiatuba e Campinas, por exemplo, será de R$ 4,10. De Sorocaba a Itu, R$ 2,50“[2];
  • A adesão será voluntária, serão instalados tags semelhantes ao do Sem Parar, sem nenhum custo para o consumidor (muito diferente do que ocorre com o Sem Parar);
  • As tag´s seguirão o padrão do polêmico Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav). A partir de 2012 todos os carros novos comercializados no Brasil devem vir de fábrica com esse rastreador. Essas tags funcionam sem bateria, durabilidade indeterminada;
  • Nove pórticos serão instalados ao longo da Rodovia para detectar a distância percorrida por cada veículo. “A cada pórtico ultrapassado será somado o valor correspondente ao trecho percorrido. Entre Indaiatuba e Campinas haverá três pórticos“[4].
  • As tag´s adotarão o sistema pré-pago, o usuário deve adquirir antecipadamente os créditos em postos de atendimento do sistema;
  • Regulamentado e fiscalizado pela Artesp, o novo sistema foi batizado de Sistema ponto a ponto;
  • Na coletiva que anunciou o projeto, o Governo informou que o valor de R$ 0,14/km poderá ser reduzido caso a arrecadação ultrapasse as metas estipuladas [3];
Os pórticos serão instalados nos seguintes pontos [4]:
  • P1 – km 25,7 – Itu – R$ 2,50
  • P2 – km 36,4 – Salto – R$ 1,00
  • P3 – km 38,2 – Salto – R$ 0,70
  • P4 – km 43,3 – Salto – R$ 1,80
  • P5 – km 60,8 – Indaiatuba, na praça de pedágio – R$ 1,80
  • P6 – km 66,7 – Campinas – R$ 0,90
  • P7 – km 70,6 – Campinas – R$ 1,40
  • P8 e P9 – km 62 – Indaiatuba, acessos aos bairros nos pedágios de bloqueio.

Outras estradas contempladas

Mais duas Rodovias receberão o novo sistema de cobrança de tarifas: a SP-360, do polêmico pedágio entre Itatiba e Jundiaí, e a SP-340 (Jaguariúna).

Referência

  1. Foto: [Rodovia Santos Dumont-SP 75] Brazil. Andre Kenji / flickr. CC BY-NC 2.0;
  2. Estadão: Pedágio por km rodado vai começar em 3 meses em rodovia de São Paulo;
  3. TV Tem: Governador de SP anuncia novo modelo de cobrança do pedágio;
  4. Governo do Estado de São Paulo: Estado anuncia novo modelo de pedágio na região de Campinas;
  5. Artesp: Sistema ponto a ponto.