Trânsito monitorado por GPS 2


Foto: Flickr do Mr. Sandman

A Radio Sul América Trânsito vem há alguns meses anunciando dois índices de lentidão do trânsito de São Paulo: o da CET e o dela, em parceria com o Apontador / Maplink.

A CET monitora apenas as principais vias da Cidade, destaque para a relação de ocorrências em andamento e o gráfico que indica a relação entre os índices registrados no dia e as médias e picos históricos.

O serviço do Apontador / Maplink é diferente, concentra informações da velocidade de veículos monitorados por GPS e com isso consegue monitorar praticamente todas as ruas, apresentando índice de lentidão muito superior ao da CET.

O sistema com informações do GPS consegue monitorar todo o País, inclusive cidades pequenas, como Jarinu. É claro que para o sistema atingir todas as cidades e ruas, seria necessário monitorar mais veículos.

Desde 2009, o Denatran desenvolve o SINIAV (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos), sistema que irá monitorar todos os carros da frota brasileira, o que leva à uma discussão sobre invasão de privacidade.

Voltando à questão do monitoramento, alguns aparelhos de GPS recebem informações TMC (Traffic Message Channel), ou seja, conseguem sintonizar freqüências FM para obterem a situação do trânsito e com essas informações planejar rotas mais rápidas.

O aumento da área  monitorada, bem como a classificação em vários níveis (livre, fluindo, intenso e lento) permite definir a melhor rota, com isso, o site do monitoramento do trânsito do Apontador / Maplink é muito interessante, pois diferente dos demais, não se baseia somente nas informações da CET.

Referência

  1. Brasil Econômico: Rádio SulAmérica Trânsito utiliza novo sistema de monitoramento;
  2. Auto Motivo: TMC: tudo o que você precisa saber;
  3. Administradores.com.br: Engarrafamento nunca mais.