Telefônica: contrato de manutenção exclui os problemas comuns


A Telefônica oferece um serviço de manutenção para clientes Speedy Negócios, chamado Plano de Manutenção Estendida. Por R$ 4,87 por mês, a Telefônica assume a manutenção interna de telefonia da empresa. As letrinhas minúsculas abaixo nos reservam uma surpresa:

Estão excluídos do plano de manutenção defeitos resultantes de caso fortuito ou de força maior. O que siguinifica isso?

caso fortuito é acontecimento imprevisto e inevitável. Força maior é o acontecimento inevitável, aquilo a que não se pode resistir… Uma inundação, um incêndio, uma guerra, um naufrágio são circunstâncias de força maior. Nessa inevitabilidade reside a característica da força maior e nisso ela se distingue do fato casual, o acaso ou caso fortuito, que é o sucesso imprevisível.(Hélio Tornaghi. Comentários ao Código de Processo Civil, vol.2, p.320-321, RT, 1975)¹.

Caso você tenha problemas causados por raios, vendaval, enchente ou mesmo um roubo, a manutenção não irá lhe atender. Somente irão atender nos casos em que você mesmo corte a fiação, ou qualquer outro evento que seja evitável.

Manutenção: cuidado com vistas a conservação e bom funcionamento de (máquinas, engenhos, ferramentas etc.)

fonte: dicionário Houaiss

A definição de manutenção é clara. A Telefônica ao excluir a maior parte das ocorrências de manutenção induz o cliente ao erro. A informação sobre as restrições do serviço deveriam ser informadas de forma mais clara, poucas pessoas conhecem a definição de caso fortuito ou força maior.

Porque as empresas insistem em iniciativas assim? Falta consultoria jurídica? Creio que o problema é excesso de conhecimento jurídico, maior ainda de marketing e albsoluta falta de ética e respeito ao consumidor.

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