Tecnologia é commodity?


250604O Elvis Pfützenreuter alerta sobre os sistemas engessarem o negócio. A maioria das empresas entende que a tecnologia é uma commodity, ou seja, um produto que não possui diferenciação (assim como o arroz, milho, energia elétrica).

Tecnologia boa é aquele que funciona, é rápida e barata. Tecnologia é essencial atualmente, empresas que não investem estão ou estarão fora do mercado em breve.

As grandes empresas de tecnologia são as maiores interessadas nesses sistemas padronizados, pois através do volume conseguem escala para grandes margens de lucro e impedir ataques da concorrencia.

A padronização da tecnologia não é interessante para as empresas, especialmente as menores. A tecnologia, assim como o atendimento e o produto são importantes para diferenciar a empresa de seus concorrentes. Nas empresas de Internet a tecnologia é o principal fator de diferenciação, é necessário cuidado ao adotar soluções padronizadas.

A tecnologia nas lojas virtuais

Há alguns anos a implementação de uma loja virtual custava milhares de reais, os planos caíram para centenas e atualmente estamos na casa das dezenas e lojas grátis. No Brasil criou-se um modelo de loja virtual que todas as empresas seguem, das grandes às pequenas. Se as lojas são iguais, porque o consumidor irá comprar na sua empresa? O que você tem de especial? Como se diferenciar das demais?

Atendimento e tecnologia são a resposta. Nossa loja precisa ir além do padrão, oferecer um pouco mais. Isso me lembra o princípio do Alberto Saraiva, do Habbis:

oferecer sempre mais cobrando sempre menos. Desde então, segui adiante procurando constantemente viabilizar essa equação.

Essa é a receita para que uma empresa, especialmente as menores, consiga sucesso. Precisamos oferecer mais atendimento, mais tecnologia, ir além do que os pacotes prontos e dos exemplos das grandes lojas. Não é para ignorar o modelo que essas empresas oferecem, mas sim, aprimorar.

Não entendo porque tantas empresas oferecem lojas virtuais e não se preocupam com o back-office: de tratar os pedidos até o controlar o financeiro. Tecnologia não é somente carrinho de compras bonitinho, é produtividade.

Saiba+: