Desde 2006 a Dell está se reestruturando para enfrentar a HP, que a ultrapassou mundialmente na venda de computadores.
Na América Latina a situação piorou este ano, com a Positivo ultrapassando a Dell em vendas.
Para reverter a situação, no início do ano a Dell inaugurou sua fábrica na região de Campinas-SP (desativando a antiga, em Eldorado do Sul – RS), visando reduzir custos e prazos de entrega.
Agora a Dell se rende ao modelo de negócios da HP e da Positivo e começa a vender seus equipamentos em supermercados no Brasil, inicialmente nas redes Wal-Mart, Supercenter, BIG, Hiper Bompreço e Sam’s Club.
Essa estratégia forçará uma revisão das campanhas publicitárias da empresa “Dell você só compra da Dell”. Apesar de ajudar nas compras por impulso, impedirá a personalização dos equipamentos.
Em agosto, estive conversando com o pessoal do suporte da Dell, localizados em Eldorado do Sul. Segundo eles, em breve o suporte da Dell também passará a ser feito em São Paulo.
É interessante observar dois fatos: as condições de pagamento para compra de computadores e a oferta de equipamentos de alta performance.
Até o fim de 2006, a DELL possibilitava o pagamento dos equipamentos em até 12x sem juros. Neste ano foi reduzido para 6x e agora, no último catálogo que recebi, as pessoas jurídicas não podem optar sequer por esse parcelamento, restando somente o financiamento bancário com juros.
Os equipamentos de alta performance da DELL são todos importados (informação atualizada até o inicio de 2007), o que triplica o prazo de entrega e aumenta o preço dos equipamentos.
Conclusão: apesar do suporte técnico de excelente qualidade, manutenção realizada diretamente na casa/empresa do cliente e o fato dos computadores serem vendidos sem lacre (podemos abrir e incluir peças sem atrapalhar a garantia), as péssimas condições de pagamento, o custo dos equipamentos e a demora para entregar levam os consumidores para outras empresas.
Após várias compras da DELL, a última compra que fiz foi da Megaware: até agora não me arrependi, mas sinto falta de alguns detalhes dos computadores DELL. Se pudesse escolher novamente, manteria a decisão pelo Megaware em virtude das condições de pagamento pude adquirir um computador mais robusto. Obs: ainda não utilizei o suporte da Megaware.
Saiba +:
- Consumidor Moderno – Computadores Dell no Wall Mart (link inativo);
- Info Online – Positivo supera Dell na América Latina;
- IDG Now! –Vendas de PCs na América Latina crescem 38% no 2º tri, afirma Gartner.