bate-papo: e-mail marketing na medida certa


Dia 28/02/2009 aconteceu o segundo bate-papo sobre e-commerce deste ano. Demorei para postar pois estava aguardando o link para a gravação, que ainda não está disponível. Hoje eu localizei os slides da palestra. O endereço para o vídeo eu posto aqui assim que estiver disponível.

Como já adiantei, não gosto de e-mail marketing. É uma forma de marketing muito invasiva, especialmente se a empresa disponibiliza outras formas para o cliente se manter informado, como blogs, foruns, etc. A palestra não mudou minha opinião.

A regulamentação do e-mail marketing não deve ter força suficiente para coibir os abusos. É preciso fiscalizar e punir com rigor as empresas que não obedecerem a regulamentação. A oportunidade de divulgar sua mensagem para milhares de pessoas continuará a atrair o interesse de muitos aproveitadores.

O Eduardo Maruxo e o Rodrigo Almeida foram didáticos e pude aprender dicas importantes sobre como fazer o conteúdo do e-mail, desde evitar erros comuns até como chamar a atenção do leitor e aumentar as conversões. Ainda neste semestre nossa empresa deve começar a enviar e-mail marketing (perdi a votação), mas somente para clientes que optarem expressamente por receber as mensagens.

O melhor atendimento é nenhum atendimento

Já conhecia essa frase, do responsável pelo atendimento da Amazon.com. Fiquei surpreso pois foi dita pelo Daniel Heise, sócio da Direct Talk ao comentar sobre atendimento online. Isso mostra que a Ligia está atingindo o objetivo do bate-papo: informar as pessoas.