Formação de monopólio


O Google Discovery no início de fevereiro, durante a tentativa de compra do Yahoo pela Microsoft, comentou sobre a diferença entre  um monopólio organico  e um formado por aquisições.

Concordo com a posição deles quanto aos efeitos do monopólio no mercado ser indiferente à sua origem.

A diferença está no controle de formação. O monopólio orgânico surge quanto a empresa cria um novo mercado (o oceano azul), explora o mercado com uma eficiência superior à da concorrência ou utiliza formas ilegais como o dumping ou formação de cartel. Nesses casos é impossível ou muito difícil fazer o controle.

A descisão da Suprema Corte dos EUA em 1911 que dividiu o monopólio da Standard Oil Company de Rockefeller em 34 empresas distintas foi a única, ou uma das poucas decisões que levaram à descontituição de monopólios já instituídos.

A formação do monopólio através de fusões e aquisições permite um maior controle por parte das agências governamentais. Assim como no Brasil, grande parte dos países possuem leis que condicionam a fusão ou aquisição à aprovação quando a empresa resultante adquira participação significativa no mercado.

Os problemas trazidos por um monopólio estão associados ao controle dos preços dos produtos (por dominar o mercado a empresa pode cobrar o quanto quiser pelos preços) e a estagnação por falta de inovação, visto a comodidade de sua posição no mercado.

A inovação é a principal arma para combater o monopólio, como a AMD fez com a Intel. O avanço da AMD gerou uma forte queda nos preços dos processadores e grandes inovações, como as tecnologias de multi-core e 64 bits.