Cuide do que falam sobre sua empresa na Internet


O Mlog indicou uma reportagem do IDG Now! sobre o crescimento de uma nova profissão relacionada à Internet: o mediador de mídias sociais, profissional que administra a imagem da empresa na Internet, ou seja, o que as pessoas comentam nos blogs, comunidades (orkut, etc.) e foruns.

As empresas estão investindo para acompanhar o que comentam na Internet e também para ampliar a repercussão das notícias positivas e reduzir as negativas, o que tem gerado muita polêmica:

  • é ético receber para comentar sobre uma empresa ou produto?
  • é necessário informar que recebeu pagamento?
  • é correto a pessoa que trabalha para a empresa interagir nas comunidades elogiando a empresa sem informar que trabalha para a empresa?
  • a empresa pode interagir em comentários nos blogs ou nos fóruns e comunidades?

Alguns defendem que a empresa deve se comunicar somente através de contatos particulares, outros trabalham sem qualquer restrição – o importante é a imagem da empresa. Defendo uma posição intermediária, assim como outros blogs:

  • os blogs devem informar seus leitores sobre quais posts foram pagos, e se o post foi escrito livremente (falem mal, mas falem de mim) ou se foi sugerido pela empresa;
  • sempre que a empresa interagir, deve informar claramente que trata-se da informação / opinião da empresa;
  • nunca utilizar perfis falsos.