Confesso que passei quase dois anos lendo este livro, que revela as estratégias do marketing para crianças e adolescentes e o impacto disso na formação da pessoa. A visão das empresas pode ser resumida assim:
– Queremos tatuar as marcas nas pessoas desde pequenas.
(Cezar Paz, presidente da AG2, no ELPI 2008).
Para promover seus produtos, as empresas utilizam estratégias que levam ao estímulo à desobediência, mudança de valores, obesidade, alcoolismo e erotização precoce. O Instituto Alana produziu dois vídeos que alertam sobre os efeitos dessa exposição.
Boa parte do aprendizado as crianças vem com o exemplo: dos pais, professores e da propaganda. Elas ainda estão desenvolvendo a capacidade de diferenciar a realidade da fantasia. É difícil para elas compreenderem que aquele personagem que elas gostam esteja anunciando um produto que não é adequado para elas.
Os principais responsáveis pela orientação da criança quanto aos riscos das propagandas e pela moderação à exposição delas são os pais. Mas a falta de conhecimento e tempo, aliados à força e a inteligência das empresas e publicitários impedem a correta orientação das crianças.
Nesse ponto o governo deve agir para proteger a sociedade. Há um projeto na Câmara Federal que pretende proibir a publicidade para crianças de até 12 anos, e limitar a exposição dos adolescentes. Assim como a propaganda de bebidas alcoólicas e cigarros é restrita, o mesmo deve ocorrer com o marketing para crianças.
Essa regulamentação ainda irá gerar muita confusão, pois grande parte do conteúdo que consumimos é produzido no exterior que já vem com a publicidade embutida (merchandising). É impossível retirar uma cena de um filme na qual os personagens debem uma marca de refrigerante, por exemplo.
II Fórum Internacional Criança e Consumo
Nos dias 24 e 25 de setembro, o II Fórum Internacional Criança e Consumo que irá discutir esse tema, com a participação da Susan Linn, que elaborou o livro Crianças do Consumo. O fórum será realizado em São Paulo. As inscrições são grátis mas já estão encerradas.
Saiba +:
- LINN, Susan. Crianças do Consumo. Instituto Alana, 2006 (encontre aqui);
- Instituto Alana > O que fazer para proteger nossas crianças do consumismo (e-book gratuíto);
- Instituto Alana > Projeto Criança e Consumo;
- Instituto Alana > Mesas de debates do II Fórum Internacional Criança e Consumo são definidas
- Maria Ines Dolci > Criança e publicidade combinam?