Os riscos da propaganda direcionada para crianças 2


Confesso que passei quase dois anos lendo este livro, que revela as estratégias do marketing para crianças e adolescentes e o impacto disso na formação da pessoa. A visão das empresas pode ser resumida assim:

Queremos tatuar as marcas nas pessoas desde pequenas.
(Cezar Paz, presidente da AG2, no ELPI 2008).

Para promover seus produtos, as empresas utilizam estratégias que levam ao estímulo à desobediência, mudança de valores, obesidade, alcoolismo e erotização precoce. O Instituto Alana produziu dois vídeos que alertam sobre os efeitos dessa exposição.

Boa parte do aprendizado as crianças vem com o exemplo: dos pais, professores e da propaganda. Elas ainda estão desenvolvendo a capacidade de diferenciar a realidade da fantasia. É difícil para elas compreenderem que aquele personagem que elas gostam esteja anunciando um produto que não é adequado para elas.

Os principais responsáveis pela orientação da criança quanto aos riscos das propagandas e pela moderação à exposição delas são os pais. Mas a falta de conhecimento e tempo, aliados à força e a inteligência das empresas e publicitários impedem a correta orientação das crianças.

Nesse ponto o governo deve agir para proteger a sociedade. Há um projeto na Câmara Federal que pretende proibir a publicidade para crianças de até 12 anos, e limitar a exposição dos adolescentes. Assim como a propaganda de bebidas alcoólicas e cigarros é restrita, o mesmo deve ocorrer com o marketing para crianças.

Essa regulamentação ainda irá gerar muita confusão, pois grande parte do conteúdo que consumimos é produzido no exterior que já vem com a publicidade embutida (merchandising). É impossível retirar uma cena de um filme na qual os personagens debem uma marca de refrigerante, por exemplo.

II Fórum Internacional Criança e Consumo

Nos dias 24 e 25 de setembro, o II Fórum Internacional Criança e Consumo que irá discutir esse tema, com a participação da Susan Linn, que elaborou o livro Crianças do Consumo. O fórum será realizado em São Paulo. As inscrições são grátis mas já estão encerradas.

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