Transgênicos: 67% da área plantada com soja, milho e algodão


Símbolo que informa a utilização de alimentos transgênicos na composição do produto

O cultivo de soja, milho e algodão transgênicos tem crescido rapidamente, já atingindo 67% da área plantada em 2010 no Brasil. No Rio Grande de Sul, a soja transgênica já representa 98,6% do que é produzido.

Os produtos que utilizam insumos transgênicos são obrigados a informar no rótulo, através do símbolo acima. A Cláudia Figueiredo comentou sobre a falta de informação sobre os produtos transgênicos, assim como a dificuldade de identificar o símbolo:

O aviso de transgênico fica escondido nos rótulos. Imagem: Claudia Figueiredo

Ainda é cedo para analisar os efeitos da utilização dos transgênicos em nossa alimentação, de qualquer forma, o consumidor tem o direito de ser informado sobre a utilização desses insumos de forma clara, sem ser necessário revirar as embalagens em busca dos símbolos, como atualmente.

Infelizmente, nem todas as empresas se preocupam em cumprir a determinação para informar o consumidor sobre a utlização de transgênicos. Várias indústrias do setor de alimentação somente passaram a informar nos rótulos a utilização de transgênicos após a Justiça obrigar, o Greenpeace é uma das entidades que luta pela informação correta para o consumidor.

A tendência é que todos os produtos populares passem a utilizar transgênicos e os alimentos que não os utilizem formem uma categoria mais sofisticada, a exemplo dos orgânicos ou kosher.

Referência

  1. G1: Transgênicos já são 67% da área plantada com soja, milho e algodão;
  2. Ministério da Justiça: Portaria nº 2658 de 22/12/2003 – define e regulamenta o emprego do símbolo transgênico;-