Com acesso a informações sobre os candidatos, escolhemos melhor, ainda mais neste momento em que tanta informação com fundamentação duvidosa tem circulado.
É importante escolher um candidato, votos em branco e nulos são desconsiderados no Brasil (não caia no velho conto que eles podem anular a eleição). Quem vota nulo ou branco, na prática, está abrindo mão de escolher quem irá governar, em outras palavras, é o mesmo do que votar naquele que irá ganhar.
Avalie as propostas, principalmente dos candidatos a deputado e ao senado, pois esses cargos não tem poder de execução e seu papel de fiscalizar e criar leis depende da concordância dos demais membros, é aquela história que uma andorinha só não faz verão.
No caso dos deputados federais, estaduais e distritais, é importante observar a qual partido o candidato pertence, pois ao votar nele você estará ajudando outros candidatos desse partido também, em virtude do voto proporcional.
Compatibilidade com as propostas dos candidatos
Um processo interessante para escolher um candidato é verificar quanto da nossa opinião sobre determinados fatos é compatível com a dos postulantes aos cargos eletivos. Algumas ferramentas disponíveis:
- Deputados federais por São Paulo: Match eleitoral
- Candidatos a Presidente: Políticos
- #temmeuvoto (disponível a partir de 10/09)
- #merepresenta (a partir de metade de setembro)
Como cada ferramenta tem seu algorítimo e questões diferentes para os candidatos, o ideal é utilizar mais de uma para verificar a compatibilidade entre os resultados.
Informações sobre os candidatos
Para localizar todos os candidatos e seus dados cadastrais, situação da candidatura, demonstrativos financeiros e outras informações relacionadas à campanha, a melhor fonte é o site do próprio TSE, Tribunal Superior Eleitoral.
Se o seu candidato já exerceu cargo político, é importante relembrar como ele votou em projetos importantes, a utilização das verbas de gabinetes, a existência de processos judiciais, etc. O projeto Excelências, da Transparência Brasil era excelente, porém está desativado. Como alternativa, localizei as seguintes iniciativas:
- Monitora, Brasil
- Site e app
- Permite a consulta a atuação do parlamentar, utilização da cota parlamentar, citação na lava jato, etc.
- Detector de ficha de político
- App que a partir da foto do candidato informa se o mesmo responde a processos na Justiça.
- Operação Serenata de Amor
- o Serenata possui diversos projetos, entre eles a Rose, robô que questiona deputados sobre comprovantes de despesas suspeitos apresentados pelos deputados federais.
- Rankings
- Iniciativas para classificar os políticos, conforme os critérios definidos por cada iniciativa:
- Sites oficiais
- Câmara Federal
- É possível consultar projetos, frequência, utilização das cotas, discursos, entre outros. Os votos são apresentados somente com o número do projeto, dificultando a compreensão rápida do assunto tratado.
- Senado Federal
- Disponibiliza os projetos, votos e recursos utilizados.
- Assembleias Legislativas
- O site da Assembléia Legislativa de São Paulo, por exemplo, informa os projetos propostos, área de atuação e base eleitoral dos deputados estaduais.
- Câmara Federal
O projeto Bússola Eleitoral promete reunir informações sobre os candidatos, porém a ferramenta não estava disponível no momento da redação deste texto.
Saiba +
- Super Interessante: Eleições 2018: sites e aplicativos ajudam você a escolher seus candidatos