São Paulo modernizará a Zona Azul


Estacionamento Shopping

A Prefeitura do Município de São Paulo vai conceder o sistema Zona Azul (estacionamento rotativo) para a iniciativa privada, o sistema deve entrar em operação ainda este ano. A concessão será utilizada para modernizar o sistema, extinguindo o atual sistema de talões.

Quando mudei para a região de Jundiaí os paquímetros me intimidavam, tinha o receio de não encontrar um próximo à minha vaga, etc. Bastou alguns dias para entender que o sistema é superior ao de talões. As principais falhas do sistema de talão são a dificuldade para comprar os talões e fraudes (reutilização de cartões, falsificação, etc).

 O novo sistema não se resume à implantação de paquímetros. Todas as vagas terão sensores indicando se estão ocupadas, o usuário poderá consultar com antecedência a disponibilidade de vagas em uma via, semelhante ao sistema adotado por alguns shoppings. Cada estacionamento terá um valor diferente, não será o mesmo para toda a cidade.

A possibilidade de reservar a vaga com antecedência é uma medida polêmica. Segundo o projeto da Prefeitura, o usuário acessará pelo celular o aplicativo do serviço e poderá reservar a vaga, imediatamente uma luz vermelha piscará na vaga, indicando a reserva. É possível que você chegue e todas as vagas estejam livres, mas reservadas por outros usuários. Justo?

O acesso via celular precisa ser uma facilidade, um benefício a mais para o usuário. O sistema deve disponibilizar paquímetros próximos às vagas, não pode restringir a utilização somente a usuários que possuam smartphones com serviço de internet.

Referência

  1. Foto: Arduino e Cia
  2. Estadão: Nova Zona Azul terá reserva de vaga online