O bilhete único em Jundiaí


onibus SITU

A Prefeitura de Jundiaí pretende iniciar em setembro de 2014 o benefício do bilhete único no transporte coletivo municipal. O Prefeito Pedro Bigardi cumpre uma de suas propostas de campanha: a racionalização do transporte coletivo da cidade, descentralizando a integração – atualmente restrita aos terminais e algumas linhas de ônibus.

O bilhete único permitirá aos usuários utilizarem quantas linhas quiserem no período de 1h30, sem a necessidade de se deslocar aos terminais ou efetuar qualquer pagamento adicional, semelhante às linhas que já permitiam integração.

Os cartões utilizados atualmente no transporte público municipal deverão ser substituídos pelos novos cartões do bilhete único. Para facilitar o processo, a prefeitura elaborou o seguinte cronograma:

Data início Usuário
07/07/2014 Usuários que não possuem o cartão SIM
04/08/2014 Usuários do cartão SIM especial (pessoas com deficiência)
06/10/2014 Usuários do cartão SIM estudante
02/02/2015 Usuários do cartão SIM sênior
06/04/2015 Usuários do cartão SIM comum ou vale transporte

O cadastro para o bilhete único pode ser realizado nos terminais de ônibus ou no site do bilhete único. Esta reportagem da TVE explica o novo sistema:

A prefeitura estima que 15 mil pessoas utilizem o sistema de transporte público sem utilizar cartão, enquanto 60 mil passageiros já portam os cartões SIM. É necessário esclarecer se os cartões SIM poderão ser utilizados com os mesmos benefícios do bilhete único, caso contrário, a ampla maioria dos usuários jundiaienses só terão acesso ao benefício no fim do primeiro semestre de 2015.

Apesar da Prefeitura já ter iniciado o cadastramento dos usuários e divulgar o início do sistema em setembro de 2014, o projeto de Lei que institui o bilhete único ainda está em tramitação na Câmara Municipal (PL 11612/2014).

O projeto prevê punição dos usuários que utilizarem de forma indevida os cartões, com o cancelamento do benefício por até 2 anos e multa.

A nova lei autoriza a veiculação de publicidade nos cartões do bilhete único e sua utilização para pagamento de compras, operação que será regulamentada posteriormente, mas que é uma tendência no mercado de bilhetagem eletrônica.

Por fim, é bem vinda a autorização para o Poder Executivo firmar convênio com o Governo do Estado ou prefeituras do Aglomerado Urbano para integrar os sistemas de bilhetagem eletrônica ( municipais e intermunicipais), algo muito aguardado pelos usuários.

Referência

  1. Foto: FPM1286 Ônibus, Viação Jundiaiense (Fernando Picarelli Martins / flickr)
  2. Prefeitura de Jundiaí: Começa o cadastramento para o Bilhete Único
  3. Prefeitura de Jundiaí: Prefeitura mantém tarifa de ônibus e anuncia Bilhete Único