falhas nos pedágios da Rod. Dom Pedro I


SP-65: Rodovia Dom Pedro I - Pedágio de Atibaia

 As praças de Pedágio de Atibaia e Igaratá, na Rodovia Dom Pedro I me intrigavam pela facilidade que invadimos a faixa ao lado ao se aproximar ou deixar o pedágio. Na confluência com as vias dedicadas ao Sem Parar a situação é ainda mais grave, pois a velocidade dos veículos é diferente.

Em 2011 testemunhei em um processo por causa dos problemas de sinalização das obras de construção dessas praças e comentei que mesmo após o término da obra há algo de errado na sinalização horizontal.

SP-65: Rodovia Dom Pedro I – Pedágio de Igaratá

Há duas causas para esse problema de sinalização, como podemos ver nas imagens acima, as duas praças foram construídas em curvas, diferente da praça de Itatiba da Dom Pedro (abaixo) que está em uma reta.

Ao deixar uma praça de pedágio temos que ficar atentos ao estreitamento da via e, no caso das praças de Atibaia e Igaratá, a curva dificulta pois temos que corrigir o carro para mudar de faixa e também seguir o leito da via.

SP-65: Rodovia Dom Pedro I - Pedágio Itatiba

O segundo problema é a pequena extensão das faixas de aceleração após o pedágio, expondo os motoristas ao confluir com a faixa do Sem Parar, visto a velocidade discrepante dos carros.

SP-330: Rodovia Anhanguera - Pedágio Perus

 As praças de Atibaia e Igaratá deveriam ser remodeladas pela Rota das Bandeiras para ampliar as faixas de aceleração após a praça de pedágio, entregando os veículos de volta à Rodovia em velocidade compatível com os que utilizam o Sem Parar. Essa ampliação também garantiria um estreitamento mais suave da via, reduzindo os conflitos entre os veículos.

Outra modificação, mais simples, seria colocar cabines do Sem Parar tanto do lado esquerdo quando do direito da praça, permitindo que os automóveis permanecessem na faixa da esquerda tanto na aproximação da praça quanto ao sair, evitando o X que ocorre atualmente.