A Juliana Belda, da Pequenas Empresas Grandes Negócios, escreveu no blog da revista sobre as iniciativas do correio francês, La Poste, para enfrentar a queda do faturamento em virtude da utilização de e-mail e outras tecnologias de comunicação.
O primeiro movimento foi criar os selos personalizados, semelhante ao que os Correios disponibilizam no Brasil. A diferença do serviço francês é poder criar os selos no computador e imprimir na seqüência, participar de um concurso e disponibilizar o selo para que outras pessoas imprimam ou enviem por e-mail: conheça o MonTimbraMoi.
A Juliana destacou também a criação de selos diferenciados, como o da foto acima. O selo tem cheiro e gosto de chocolate quando a pessoa lambe a cola. Apesar da série de selos (bloco) ter um desenho muito bonito e diferenciado, aroma nos selos não é novidade. O Brasil lançou um selo com cheiro de madeira queimada em 1999:

Primeiro selo aromatico do Brasil - venceu o prêmio internacional Aziago de Arte Filatélica Categoria Meio Ambiente
Em 2001 os Correios do Brasil lançaram o selo com aroma de café. Portanto, o Correio Brasileiro já implementou essas “novidades” do Correio Francês há muitos anos.
Independente disso, será que essas mudanças possuem força suficiente para reverter a queda na utilização dos Correios? Não têm. O caminho para a sobrevivência das empresas de correio está no comércio eletrônico, ou seja, nas remessas de encomendas.
Ao fazer isso estão transportando produtos, não papel. O papel deverá perde espaço a cada dia, não apenas pela ecologia, mas também por causa do custo, espaço (volume), dificuldade de localização (busca), demora na transmissão, etc.
Saiba +
- Papo de Empreendedor: Burlando a sedução da tecnologia;
- Girafomania: Prêmios Conquistados na Filatelia Mundial pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos;
- foto chocolate: Meu flickr;
- foto selo Preserve a natureza: Meu clickr;