[Epson L200] Impressora relata falta de tinta após a recarga 3


Epson L200

Após recarregar a tinta em uma multifuncional da Epson com tanque de tinta, a impressora não reconhece o reabastecimento. O que fazer?

Primeiro, não basta completar a tinta, é necessário seguir o passo-a-passo da impressora para a recarga de tinta, pois o sistema exige a digitação do código da embalagem refil para reconhecer o novo nível de tinta.

Com isso, a Epson pretende obrigar o consumidor a adquirir somente seus produtos para recarga, o que prejudica o consumidor ao afastar a livre concorrência. Imagine se a impressora só aceitasse papel Epson? Bom, mas este não é o foco deste post.

Cá entre nós, que falha da Epson não utilizar um sistema que meça os níveis de tinta nos tanques, por mais que não conheço nenhum equipamento que faça isso.

Se não resolver ou na falta do refil original, há outra solução: zerar os controles de nível de tinta. Esses controles de páginas impressas também estão relacionados a obsolescência programada, conforme o documentário da BBC demonstra.

Essa solução mais radical utiliza o software WIC Reset Utility. Este vídeo demonstra como operar o software:

Se preferir, este vídeo em inglês do próprio desenvolvedor do programa explica melhor como efetuar o reset: Epson L100, L110, L200, L210, L300, L350, L351, L355, L550, L800 printers Ink Reset. FREE!

A impressora

Apesar do problema comentado acima e da necessidade de limpar as cabeças de impressão a cada 06 meses aproximadamente, essa linha da Epson com tanque de tinta é revolucionária.

O consumo de tinta é muito pequeno, em quase dois anos de utilização somente recarregamos a tinta preta e mesmo assim, a um custo por ano equivalente ao que gastávamos por mês com cartuchos. A economia é impressionante.

Referência

  1. Foto: Epson L200