Imagems da chuva de granizo de dezembro


Em 21/12/2009, uma forte chuva de granizo atingiu a região de Franca e as imagens me impressionaram. Quando morava em São Paulo, lembro das chuvas de granizo deixarem várias pedrinhas na varanda do apartamento para a minha diversão e do meu irmão.

A última chuva que me lembro ocorreu quando trabalhava em Alphaville e ao deixar a empresa caiu uma forte chuva, optei por aguardar no Shopping Tamboré. As pedras eram grandes e faziam muito barulho na lataria e vidros do carro, tive medo que uma maior quebrasse algum vidro, por outro lado, correr até o Shopping significaria ser apedrejado. Optei por permanecer no carro e o mesmo fizeram várias pessoas que estacionaram próximo. Graças a Deus, alguns minutos depois o granizo acabou e pude deixar o carro.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil define que granizo é:

Precipitação sólida de grânulos de gelo, transparentes ou translúcidos, de forma esférica ou irregular, raramente cônica, de diâmetro igualou superior a 5mm.

O granizo é formado nas nuvens do tipo “cumulonimbus”, as quais se desenvolvem verticalmente, podendo atingir alturas de até 1.600m. Em seu interior ocorrem intensas correntes ascendentes e descendentes. As gotas de chuva provenientes do vapor condensado no interior dessas nuvens, ao ascenderem sob o efeito das correntes verticais, congelam-se ao atingirem as regiões mais elevadas.

(…)

1- O que fazer quando ocorrer uma chuva de granizo?

  • Abrigar-se da chuva torrencial que poderá acompanhar ao granizo e causar inundações;
  • Não abrigar-se debaixo de árvores, pois há riscos de quedas;
  • Não abrigar-se em frágeis coberturas metálicas;
  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois estas estarão sob influência de ventos fortes.
  • Evite engarrafamentos em ruas e avenidas que foram afetadas pela chuva de granizo;

Voltando à chuva que ocorreu em Franca, foi muito maior do que a que eu enfrentei aquela vez em Alphaville, cobrindo até uma Rodovia (assista o vídeo aqui, ou abaixo):