Mais detalhes sobre SPAM


Ninguém discute que o spam é uma das coisas mais chatas da Internet. Ninguém gosta de abrir uma caixa com mais de 100 mensagens, sabendo que pelo menos 90 são e-mails anunciando produtos de empresas que jamais receberam autorização para nos enviar.

Diferente das cartas que chegam através do Correio, quem paga a conta do envio em massa são todos os envolvidos no processo. E haja prejuízos.

É necessário contabilizar como prejuízo aquele e-mail importante que fica retido no filtro anti-span, a perda de tempo analisando as mensagens, etc.

E porque existe SPAM? Porque dá lucro e abre espaço para todo tipo de golpe (estelionato). É o velho caso do príncipe que está refugiado e quer depositar toda a sua fortuna na conta do feliz recebedor do e-mail. É ridículo, mas você enviar essa mensagem para 1 milhão de pessoas, algumas dezenas, no mínimo, irão acreditar.

E como funciona o SPAM? Atualmente é operado por quadrilhas especializadas, utilizando milhares de computadores zumbis (é, o seu micro ou o meu pode ser um zumbi também, infelizmente).

Saiba mais sobre a indústria do SPAM: PC WORLD – Segredos de um golpe de 1,5 bilhão de e-mails.