Desafio 21 Dias: 3 – Usabilidade


O terceiro desafio é analisar a usabilidade. Usabiliquem?

Teoria

A Wikipédia assim define usabilidade:

Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. A usabilidade pode também se referir aos métodos de mensuração da usabilidade e ao estudo dos princípios por trás da eficiência percebida de um objeto.

Em um longínquo ELPI (talvez a edição 2008) a palestra do Frederick van Amstel despertou meu interesse pela usabilidade, após sua palestra reformulei a loja virtual que administrava e com isso as visitas e vendas cresceram, mas isso já é outra história.

Voltando, Nospheratt, organizadora deste Desafio, já publicou uma série de textos com dicas de usabilidade para blogs.

Let´s go

Há poucas semanas alterei o design do site, para facilitar a navegação e localização dos assuntos. No modelo anterior existiam duas sidebars e o rodapé era pouco explorado. Agora tenho apenas um menu lateral e criei um rodapé focado em navegação:

O plugin Random / Rotating Ads V2 permitiu divulgar as iniciativas que apoio sem criar uma lista de banners na sidebar. Cada página exibe um banner diferente, permitindo que eu acrescente diversos projetos sem prejudicar o lay-out.

Pendencias na interface:

  1. os posts relacionados não são relacionados ao conteúdo do post, o Link Within exibe posts aparentemente aleatórios;
  2. na navegação no Rodapé, procuro algo para exibir as categorias que permita dispensar o drop-down sem criar uma lista interminável de categorias, ou seja, precisa manter a hierarquia colapsada.

Conteúdo

Uma dica da Nospheratt me chamou a atenção:

Exponha a informação mais importante nos dois primeiros parágrafos, pois a maioria dos usuários vai ler esses dois parágrafos e escanear o resto do texto.Comento: Essa é uma tarefa difícil e importante. Outro ponto onde costumo falhar.

Costumo utilizar o primeiro parágrafo como introdução, normalmente um histórico do tema ou uma síntese de como surgiu a ideia para o post. Colocar a ideia mais importante logo no início é interessante em virtude da forma como navegamos na Internet.

Essa mudança exige uma alteração na composição dos posts, vou testar em alguns textos.

Realmente, sites com temas definidos – especializados em algum assunto – atraem mais visitas e possuem melhor monetização, apesar de compreender essa questão há algum tempo, ainda não segmentei o suficiente.

No ano passado passei a postar boa parte do conteúdo de Direito em outro site, o https://divirjo.com.br/direito, trata-se de um projeto diferente, semelhante há uma wiki e não propriamente um blog.

Para cada conteúdo há um mecanismo de publicação que funciona melhor, estou gostando dos resultados desse novo projeto, apesar do atraso causado pela migração do MediaWiki para WordPress.