Alerta sobre o ataque


Em abril deste ano os meios de comunicação destacaram os ataques coordenados contra os principais sites da Estônia. Esses ataques afetaram a Internet de todo o país. Passados mais de seis meses, o ataque ainda repercute na direção de como evitar novos ataques e se a internet pode ser o próximo campo de batalha.

É impossível evitar ataques mas é possível dificultar sua realização, especialmente sua repetição. As conseqüências dos ataques preocupam: estamos a cada dia mais acostumados e dependentes da Internet, o que fazer se repentinamente não for possível acessar?

Aqui em Jarinu, somente neste ano duas vezes a cidade ficou sem internet. Os bancos pararam de funcionar, o Correio  atendeu parcialmente. A empresa em que trabalho ficou paralisada.

Em breve todas as empresas terão que emitir notas fiscais eletrônicas, cuja emissão depende de uma autorização – via internet – do Governo, bastará um problema na rede para paralisar toda a produção do país.

A dificuldade de se investir em prevenção é que o gasto parece ser exagerado, pois não é possível mensurar prejuízos que deixamos de sofrer (exceto quando podemos obter as informações através de terceiros que sofreram prejuízos por não terem se prevenido).

Saiba +: