O monotrilho está em teste na Linha 15


Monotrilho L15

Esta é a primeira linha do Metro de São Paulo que operará através do sistema de monotrilho, trem com tração elétrica e sustentação por pneus, que se desloca sobre uma viga de 69 centímetros de largura, com pneus laterais para guia e estabilização.

Os testes já iniciaram, neste vídeo é possível observar em detalhes o monotrilho e o sistema de sustentação:

Trata-se de uma extensão da Linha 2 (Verde) do Metrô de São Paulo, com 24 quilômetros e 17 estações, paralela à Linha 3 (Vermelha) rumo ao Leste da Cidade de São Paulo. Completa, interligará a Vila Prudente à Cidade Tiradentes, O cronograma das obras foi revisto no fim de 2013:

  • Vila Prudente – Oratório: inicio dos testes em dezembro/2013 e operação a partir de abril/2014;
  • Oratório – São Mateus: inicio dos testes em dezembro/2014 e operação a partir de abril/2015;
  • São Mateus – Hospital Cidade Tiradentes: 2016.

A frota será de 54 trens com capacidade para 1 mil passageiros, cada trem composto por 7 carros. No site do Metrô estão disponíveis as demais características do projeto, também é possível acompanhar o andamento das obras.

A Linha 15 é construída pelo Expresso Monotrilho Leste, consórcio formado pela Queiroz Galvão, OAS e Bombardier.

Referência

  1. Foto: Primeiro trem que vai circular na Linha 15-Prata do Metrô, o primeiro monotrilho do Brasil (Edson Lopes Jr. / SP Noticias)
  2. Via Trolebus: Presidente do metrô apresenta novo cronograma de entrega de estações e chama passageiros em fila de pinguins