Reciclagem: diversifique os compradores


Foto: capturada da reportagem abaixo

O Brasil tem se destacado na reciclagem, apesar de ainda ser necessário melhorar a remuneração das pessoas envolvidas nesse processo, valorizando os materiais reciclados e reduzindo os custos, como os de armazenagem e transporte.

O Pequenas Empresas, Grandes Negócios do último domingo (14/03/2010), exibiu uma reportagem sobre a reciclagem do vidro. A Massfix conseguiu crescer diversificando o mercado do vidro reciclado, oferecendo o vidro moído não só para as fábricas de vidro, como também para outros negócios, como a sinalização viária. Veja a reportagem:

Ampliar o mercado do insumo reciclado para além da indústria do setor cria alternativas para as empresas de reciclagem obterem valores melhores e reduzirem a dependência dos compradores. Essa diversificação pode ser realizada em todos os setores de reciclagem.

O reaproveitamento também é uma forma de diversificação, como ocorre com o papel e o papelão. Nossa loja virtual fez acordos com pessoas que coletam papel e papelão para comprar parte do que recolhem. Pagamos um valor maior do que o que eles recebem vendendo aos atravessadores, contribuindo para melhorar a renda dessas pessoas.

Essa iniciativa nos ajuda a reduzir os custos com embalagem, melhorar a renda de algumas famílias da nossa cidade e contribuir com o meio ambiente ao não utilizar embalagens novas. É melhor reutilizar / reaproveitar do que reciclar, esses processos agridem menos o meio ambiente.