A Dell no mercado brasileiro


Mundialmente a Dell luta para retomar o posto de empresa que mais vende computadores, perdido em 2006 para a HP.

O Brasil faz parte da estratégia de crescimento e o objetivo da Dell é “modesto”: se tornar a líder do mercado, posição que pertence à Positivo.

A revista Info de fevereiro comenta o aumento das opções de computadores com configurações de ponta, o que indica que as empresas estão fugindo da carnificina do menor preço no disputado mercado dos computadores populares e que o consumidor está aprendendo a comprar computadores.

Hoje foi confirmado já se comercializa mais computadores portáteis (notebooks) do que computadores de mesa (desktops), a presença dos micros portáteis nas faculdades e no trabalho (especialmente de profissionais que precisam se deslocar) deve ficar a cada dia mais comum.

Esse cenário é adequado para a estratégia da Dell, que também segundo ranking da Info divulgado no início do ano é a preferida e líder de mercado nacional no segmento corporativo. Outro fator de crescimento da empresa é a oferta de computadores mais simples e a oferta de computadores no varejo iniciada em 2007.

A Dell tem três diferenciais que a tornam única no mercado:

  • A assistência técnica é realizada no endereço da pessoa, não é necessário levar o computador até uma assistência técnica. Essa facilidade é importante especialmente para pessoas localizadas fora das capitais, como é o meu caso. A título de exemplo, uma impressora HP da nossa empresa quebrou e teremos que enviar para São Paulo ou Campinas, aonde estão localizadas as assistências mais próximas;
  • O suporte técnico por telefone por toda a vida do equipamento, o que ajuda quem não entende de informática ou quem necessita de uma segunda opinião;
  • O computador, mesmo durante a garantia, pode ser aberto e acrescidas ou retiradas peças.

Para conquistar mais espaço no mercado falta oferecer melhores condições de pagamento: enquanto os concorrentes parcelam em até 12x sem juros, a Dell limita o parcelamento em 6x, oferecendo às vezes o pagamento em 10x sem juros.

Saiba +:

(1) Agência Sebrae de Notícias > Dell quer ser nº 1 no Brasil