Campeão mundial de atletismo treina em São Paulo


O panamenho Irving Saladino é um campeão mundial que vive como um anônimo em São Paulo. Primeiro do mundo no salto em distância, ele é o favorito à medalha de ouro na Olimpíada de Pequim, em agosto. Morador do bairro Paraíso, treina na pista de atletismo do Ibirapuera, com um técnico brasileiro e anda incógnito pelas ruas da cidade paulistana (1).

Os atletas brasileiros costumam treinar no exterior em virtude da falta de estrutura do nosso País, especialmente nos esportes individuais. A cidade de São Paulo é uma exceção no que tange ao saltos do atletismo: em vez de exportar, recebe atletas como o campeão mundial de salto em distância e favorito para o ouro em Pequim: Irving Saladino.

Em São Paulo Irving passa o mesmo que os atletas brasileiros no exterior: circula para cidade em total anonimato, pois não acompanhamos com atenção o atletismo.

O Brasil precisa melhorar a infra-estrutura esportiva, especialmente nas escolas e universidades, de forma a incentivar uma população saudável e identificar talentos nas diversas categorias que existem.

Saiba +:

(1) O Estado de S. Paulo > O campeão do mundo anônimo.