Tecnologia e custos nas pequenas empresas


Neste mês o Sebrae e a revista PEGN estão dedicando grande espaço para a divulgação da importância das micro e pequenas empresas investirem em tecnologia para garantir a sobrevivência no mercado.

O consultor Luiz Marins há alguns anos disse que a qualidade não era mais diferencial competitivo, mas sim, requisito de sobrevivência: quem tem qualidade está no mercado, quem não tem não está.

A mesma frase se aplica a tecnologia atualmente: é um requisito de sobrevivência. O problema é o desconhecimento dos empresários sobre o tema, o que leva a gastos desnecessários e a muitos problemas.

Uma pesquisa recente constatou que as micro e pequenas empresas gastam mais do que as grandes empresas em tecnologia, a diferença é de 1,7% do faturamento para 1% do faturamento das grandes empresas. O problema é que 1,7% do faturamento de uma micro empresa é um valor desprezível frente à fração de 1% do faturamento das grandes empresas. Outra vantagem das grandes empresas é a economia em escala, pois compram em grande quantidades.

O Sebrae realizou nesta semana um seminário para verificar soluções para reduzir os custos das micro e pequenas empresas com tecnologia. Considerando que as micro e pequenas empresas correspondem à mais de 80% das empresas brasileiras em breve deveremos ter novidades nessa área.

Independente disso, os micro e pequenos empresários precisam prestar atenção ao futuro quando adquirem soluções: é fácil conseguir peças? quanto custa a manutenção? como funciona o serviço de suporte? A solução é adequada? Essas questões são mais importantes do que encontrar o preço mais baixo.

Saiba +: