Lições de Lutero para a administração 1


O Ricardo Jordão, da bizRevolution, promove mensalmente a palestra HollywoodCEO. Trata-se de extrair princípios e exemplos de administração a partir de filmes. A primeira de 2009 – e a primeira que assisti – foi sobre o filme Lutero, que conta a história de Martinho Lutero.

A reforma promovida por Lutero iniciou o movimento de liberdade religiosa e marcou a separação entre a religião e o estado. O que isso tem a ver com administração?

A síndrome da agulha no palheiro

Lutero era apenas mais um dentro de uma grande corporação até constar que os princípios não estavam sendo seguidos por seus pares. Ao informar os diretores que algo precisava ser feito verificou que eles incentivavam a mudança de rumo. Insatisfeito, levou a público os problemas e lutou para solucioná-los, visando o bem da empresa.

Não quero defender um levante nas empresas, mas cada colaborador deve se interessar pela empresa em que trabalha, ter auto-motivação. Infelizmente a maioria das pessoas dente a se acomodar, a fazer tudo de forma repetitiva, são zombies. Em todos os meus empregos procurei atingir 100% de satisfação dos clientes (internos ou externos), com isso, sempre fiz parte da minoria e passei por situações chatas.

O líder não pode desmotivar

Atualmente vivo o outro lado: motivar.  Lutero começa a liderar as pessoas quando não tem vergonha de mostrar o quanto gosta do que faz, os líderes precisam desafiar as pessoas.A pessoa não pode trabalhar além das horas, e suas responsabilidades claramente definidas. Os colaboradores precisam saber o que eles fazem e terem controle de seus próprios atos.

É difícil motivar as pessoas, preciso melhorar muito e a maioria dos líderes também precisa.

Não viva de expectativas

“quem não for belo aos vinte anos, forte aos trinta, esperto aos quarenta e rico aos cinqüenta, não pode esperar ser tudo isso depois”
Martinho Lutero

Inovação, o momento precisa ser correto. O momento, favorável a mudança, favoreceu Lutero. Infelizmente Giordano Bruno não teve a mesma sorte. Lutero é contemporâneo da invenção da prensa que ajudou a disseminar as teses de Lutero. e também dificultar a repressão.

Transparência

A informação é tão importante quanto a transparência. É importante que a vida da empresa corra por ela, as pessoas podem estar mais preparadas que imaginamos. Lutero, ao traduzir a bíblia permitiu que as pessoas tivessem acesso à informação. É necessário explicar os conceitos, mas a informação e transparência são imprescindíveis.

Tempo

É preciso quebrar o paradigma: temos muito tempo livre atualmente. Precisamos evitar o que suga o nosso tempo.

Saiba +

O Ricardo Jordão escreveu  sobre as lições de Lutero e também disponibilizou os slides da palestra: