Crianças como alvo do marketing


O marketing pode ser empregado de forma a alterar nossa opinião ou necessidade de algo. Mesmo pessoas com muito estudo e experiência podem ser envolvidas por campanhas focadas.

Dirigido às crianças o marketing é cruel, pois elas não possuem experiência, cultura e com isso discernimento frente as estratégias empregadas contra elas. Especialmente as crianças expostas ao marketing sem o acompanhamento de alguém com maior experiência.

Por estarem ainda na época de formação, algumas exposições podem se fixar para toda a vida da criança, o que é muito bom para o marketing, mas e para a criança? Quais serão as conseqüências?

No Brasil, há uma ONG que se dedica a divulgar esse problema, fiscalizar práticas abusivas, etc. É a Criança & Consumo.

Recentemente visitei a Feira Escolar 2007, e a cada conversa nos stands aprendemos técnicas de conquista do público infantil. Esse mercado está em franco crescimento. Somente a Fnac pretende, neste mês de outubro – mês das crianças, comercializar 100% a mais do que o ano passado.

Saiba +:

  • Consumidor Moderno – Fnac prevê recorde de vendas – link não está mais disponível.