Está operando no Nordeste Brasileiro um novo banco, o Azteca, um dos maiores bancos do México.
O banco foi criado em 2002 e o motivo do sucesso no México é que o banco não cobra tarifas, o pagamento dos empréstimos é semanal, as agências são pequenas, muitas delas dentro de estabelecimentos comerciais. A operação do banco é voltada para as pessoas de baixa renda, especialmente aquelas que estão fora do sistema bancário.
Serão investidos dois bilhões de dólares nos próximos 5 anos para aumentar a rede de atendimento do Banco. O crescimento será primeiro no Nordeste e posteriormente no resto do Brasil. A previsão é que sejam criados 1600 pontos de atendimento no período.
Assim como ocorreu no México, no Brasil o Azteca está explorando um pedaço do mercado esquecido pelas demais instituições do mercado. O risco do empreendimento é que os bancos brasileiros costumam reagir rápido à criação de novos mercados, o exemplo é o recente crescimento das empresas de crédito sem burocracia: o Unibanco criou a Fininvest e o Itaú o Taí, mantendo o domínio do mercado.
Saiba +:
- Folha de S. Paulo > Azteca será maior no Brasil do que no México, diz Salinas (somente assinantes);
- Jornal da Cidade (Sergipe) > Lula quer funcionamento do Banco Azteca no Brasil [13/11/2011: página não está mais disponível].