PL obriga aviso que imagens foram tratadas no computador


Imagem com erro no tratamento. Foto: Photoshop Disasters

Erros ou exageros na edição de imagens são comuns, o blog Photosop Disasters é especialista em identificar essas falhas. A edição das imagens também é criticada por criar a beleza irreal, ao eliminar todos os defeitos das pessoas retratadas. No mundo da moda, a pouco tempo uma campanha com as modelos excessivamente magras gerou polêmica.

Há um debate sobre os limites para retocar as imagens. O Bom Dia Brasil fez uma reportagem sobre essa discussão:

Na Câmara dos Deputados, o deputado Wladimir Costa apresentou um projeto de lei para obrigar que as imagens tratadas para alterar as características físicas das pessoas retratadas sejam acompanhadas do texto: “Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada”. Quem descumprir estará sujeito à multas de até R$ 50 mil, valor que dobra a cada reincidência. Leia a íntegra do projeto de lei 6853/2010.

Do que adianta obrigar a colocar a frase, sem fixar um tamanho de fonte mínimo? Ademais, como fiscalizar as inúmeras fotos publicadas diariamente? A conscientização sobre os limites para a edição e a auto-regulamentação do mercado é a forma mais rápida e eficaz de combater esses excessos na edição.