Brilhante, teacher!


Durante a aula sobre a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, ligada á OEA – Organização dos Estados Americanos -, todos comentávam sobre a pequena quantidade de países signatários do tratado: 21. Surge uma dúvida:

[aluno] – Professor, reparo que dos países desenvolvidos, somente os EUA aderiram ao pacto. Os demais são países subdesenvolvidos, como Brasil, Honduras, Trinidad. Porque a Alemanha, Japão, Inglaterra, França, etc. não ratificaram esse tratado?

[professor] – Boa pergunta. Não sei responder, é estranho né?

[aluno] – E tem mais, professor, reparei que os países africanos também não fazem parte do pacto, justo eles que precisavam ampliar os direitos humanos.

[professor] – Estranho, mas [….] – muda de assunto.

Pois é, e dúvida ficou por isso mesmo. Alunos de 5º ano de Direito, ás vésperas da formatura, ninguém percebeu o que estava errado nessa conversa. Pior, o próprio professor, que de acordo com o coordenador de curso – e contrariamente aos fatos – está preparado para ministrar essa disciplina, não perceber um pequeno detalhe.

Estamos falando da Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Assim como o Brasil não pode fazer parte da Comunidade Europeia – pois está localizado na América, Os países dos demais continentes não podem compor a comissão Interamericanaamericana.

Lamentável, se não for cruel. E depois queremos exigir algo do povo.

Solução = educação