O Recall da Mattel, na Nokia e da Microsoft


O recall, tão comum em veículos, é uma iniciativa interessante das empresas para evitar que um produto com defeito cause danos ao consumidor. Apesar disso, é impossível não nos sentir-mos inseguros ao saber que o produto que utilizamos coloca em risco a nossa vida ou de outras pessoas.

Dependendo do risco ao qual a pessoa foi exposta, deve-se exigir também uma indenização da empresa fabricante. E o recall é uma confissão de culpa no casos em que os produtos já geraram danos.

A eficácia da divulgação do recall (através da monitoração quantidade de produtos trocados) deve ser observada, pois todos os consumidores que adquiriram o produto devem fazer o recall. A simples ciência não basta, é necessário facilitar o acesso do consumidor a reparação do problema – como o custeio de frete ou deslocamento.

Há um risco oculto na popularização do recall, é a possibilidade das empresas economizarem no desenvolvimento do produto, e se isso gerar alguma conseqüência, é só “soltar um recall”, como a Microsoft faz com seus sistemas operacionais e com o x-box.

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