O recall, tão comum em veículos, é uma iniciativa interessante das empresas para evitar que um produto com defeito cause danos ao consumidor. Apesar disso, é impossível não nos sentir-mos inseguros ao saber que o produto que utilizamos coloca em risco a nossa vida ou de outras pessoas.
Dependendo do risco ao qual a pessoa foi exposta, deve-se exigir também uma indenização da empresa fabricante. E o recall é uma confissão de culpa no casos em que os produtos já geraram danos.
A eficácia da divulgação do recall (através da monitoração quantidade de produtos trocados) deve ser observada, pois todos os consumidores que adquiriram o produto devem fazer o recall. A simples ciência não basta, é necessário facilitar o acesso do consumidor a reparação do problema – como o custeio de frete ou deslocamento.
Há um risco oculto na popularização do recall, é a possibilidade das empresas economizarem no desenvolvimento do produto, e se isso gerar alguma conseqüência, é só “soltar um recall”, como a Microsoft faz com seus sistemas operacionais e com o x-box.
Saiba +:
- Folha Online – Empresa anuncia recall de 18,6 milhões de brinquedos que inclui o Brasil;
- Portal Exame – Ações da Mattel caem 6%, com mais um anúncio de “recall”;
- Portal Exame – Mattel faz recall de 850 mil brinquedos no Brasil;
- Portal Exame – Mattel poderá ser multada se não der publicidade a recall;
- Maria Inês Dolci – Brincadeira de mau gosto;
- Portal Exame – Nokia se dispõe a substituir 46 milhões de baterias de celulares;
- O Globo online – Microsoft reserva US$ 1,15 bilhão para gasto com conserto de videogame Xbox 360;
- IDG Now – Microsoft vai gastar US$ 1 bilhão para consertar Xbox 360 com defeito.