MJ e Correios disponibilizam guia com orientações para importação de produtos


terra

O Ministério da Justiça e os Correios elaboraram um guia com informações para o consumidor que adquire produtos importados, tratando da incidência de impostos, pagamento de taxas e entrega no Brasil. As informações são muito úteis, mas faltou aprofundar as questões de segurança da compra.

Como o dólar está alto, as compras em sites estrangeiros para entrega no Brasil estão menos frequentes, mesmo assim é importante analisar os riscos dessas operações.

Antes de efetuar a compra, é necessário verificar se o site é confiável e adotar alguns procedimentos para aumentar a chance de receber o valor desembolsado de volta em caso de algum problema. Consulte a lista do Procon de sites não confiáveis e adote estas medidas sua segurança.

O risco ao comprar produtos em sites localizados no exterior é maior do que os do Brasil, pois caso seja necessário ingressar com alguma ação na Justiça, a falta de endereço no Brasil dificulta muito o processo, quando não impede a propositura da ação.

É fundamental que a empresa tenha um endereço físico e telefone. Essas dados são essenciais para contatar os responsáveis pelo site em caso de problemas, busque identificar representantes da empresa no Brasil.

Comprar do exterior exige uma calculadora,é necessário calcular todas as taxas e impostos que você terá que pagar para retirar sua encomenda. é necessário considerar também as variações nas taxas de câmbio.

Referência

  1. Foto: Earth at Night (Michael Coté / flickr) – CC BY 2.0