Governo pretende congelar tarifas bancárias


O Governo Federal irá analisar no CMN (Conselho Monetário Nacional) uma proposta para congelar as tarifas bancárias pelo período de um mês há um ano.

A justificativa é aproveitar as tarifas congeladas para regular quais tarifas podem ser cobradas de pessoas físicas, de forma a uniformizar as tarifas bancárias que podem ser cobradas.

Congelar preços ou tarifas não é bom para o consumidor, primeiramente por reduzir o poder de concorrência e secundáriamente a manutenção de preços congelados implica em serviços e produtos de pior qualidade e perda de competividade no mercado internacional. Nós já assistimos esse filme na década de 1980.

Padronizar as tarifas bancárias é importante, assim como exibir de forma clara as tarifas nos extratos bancários. A empresa que eu trabalho tem conta em vários bancos, enquanto o Itaú envia no extrato mensal uma página inteira a detalhar as tarifas cobradas, no Bradesco nem o pessoal que trabalha na agência consegue identificar o motivo das tarifas.

Qual o motivo do governo padronizar as tarifas das pessoas físicas e não das jurídicas? O esforço para a padronização deve atingir todo o setor bancário.

Saiba +: