A reportagem da Pequenas Empresas é obvia: se as pessoas não conseguem acessar a Internet, as vendas no Comércio Eletrônico serão reduzidas. A reportagem não analisou, mas a greve nos Correios também contribui para a redução das vendas.
A estimativa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico é que a redução nas vendas chegue à 10%, valor expressivo que demonstra a concentração dos clientes na região sudeste.
As empresas de comércio eletrônico, especialmente as menores são muito sensíveis a problemas na Internet e nos Correios, o operador logístico (transportadora) mais acessível.
Durante a pane da Telefônica nossa empresa operou com dificuldades. Em nossa cidade a única opção de banda larga é a Telefônica pois nenhum concorrente está disponível. Com isso:
- A maior velocidade de Speedy disponível é 1mb (em muitos locais apenas 500);
- É possível acessar a Internet via GPRS (o 3G não chegou aqui), mas a rede normalmente está sobrecarregada e lenta. Em mais de 60% do município o acesso à internet banda larga é feito somente por celular, pois sequer o Speedy está disponível.
Saiba +:
- Blog do Pag Seguro > Pane na Internet impactou e-commerce;
- Pequenas Empresas & Grandes Negócios > Pane na rede causa prejuízo em comércio eletrônico.