Rio 2016: Uma canditatura passada a limpo


A ESPN Brasil exibiu ontem o documentário Brasil Olímpico: Uma Candidatura Passada A Limpo (há um trecho disponível no ESPN360).

Aproveitando a finalização e entrega do dossiê da candidatura para o Rio de Janeiro sediar as Olimpíadas de 2016, o Documentário busca respostas sobre a nossa capacidade de organizar esse evento, de desenvolver atletas e cuidar do legado.

Vimos que o Brasil não ajuda a maioria dos atletas de alto desempenho nem investe na formação de novos atletas, apesar do investimento nessa área ser razoável. O dinheiro, como ocorre em outras áreas, não chega aos beneficiários.

O enorme investimento na realização do Pan 2007 ainda é investigado pelo Tribunal de Contas da União em virtude da grande quantidade de irregularidades. É triste constatar que grande parte das promessas feitas antes do Pan não foram cumpridas e a maioria dos estádios e demais arenas estão abandonados, sem utilização. O Alberto Murray, membro do COB, mantém um blog para acompanhar esses problemas.

O Juca Kfouri¹ é mais direto:

Se o Brasil fosse um país sério, depois do programa que acaba de passar na ESPN-Brasil, mesmo sendo um canal de TV fechada, o COB e o ministério do Esporte estariam em maus lençóis.

O ministro cairia e o presidente do COB correria o risco de ser preso.

Ao contrário, no entanto, Carlos Nuzman deve estar ainda jantando nesta noite de sábado em algum restaurante caríssimo com a verba de representação que vem da Lei Piva e o ministro, mais modesto, pode estar comendo tapioca com seu cartão corporativo.

Precisamos de mais transparência, não só na candidatura Rio 2016. Sem contar planejamento, investimento, prazos, enfim, é necessário aprimorar a gestão pública.

Saiba +

  1. Blog do Juca Kfour: Cara do Brasil;
  2. ESPN Brasil: Brasil Olímpico, uma candidatura passada a limpo, por Marcelo Gomes;
  3. Comitê Social do Pan 2007  [2011-11-13 – link não está mais disponível];
  4. Foto: Flickr do claudiopan2007.