Jarinu tomada pelo exército


Segunda-feira, 24/09/2007 6:50 da manhã: O Ginásio de Esportes, no centro da cidade – no caminho para o trabalho – está repleto de caminhões e outros veículos do Exército. Há um Jipe do Exército na Delegacia. A praça, no centro, está ocupada por alguns veículos, dois ônibus e tudo indica que estão montando um acampamento no meio da praça.

Meio Dia, a movimentação continua no Ginásio, na praça há uma tenda do exercito, soldados em prontidão em diversos pontos e umas 50 cadeiras de plástico branco na frente do coreto, aonde alguns soldados ensaiam – a banda vai tocar.

Com a visão da banda, fiquei mais tranqüilo. A música executada em um coreto, cercado de cadeiras é um sinal de paz. Naquele momento não imaginava, mas a invasão do Exercito se estenderia até sexta-feira, dia 28.

Durante essa semana, vimos desfiles, rondas armadas e desarmadas, bloqueios de vias, helicópteros sobrevoando, e uma sensação de insegurança agravada a cada cliente, empregado de transportadora, representante comercial, que ingressava na nossa empresa e perguntava: – O que aconteceu?

Uma presença tão ostensiva nos oprime, trás à memória fatos tristes do passado, e seu resultado é discutível. Se todos os meios de comunicação divulgam a data de término da operação, como ocorreu, sua eficácia é reduzida. Até os comandantes da operação confirmam o sentimento de surpresa da população.

Por outro lado, é muito interessante o Exército fazer treinamentos de trabalho de polícia. Dessa forma, as tropas ficam preparadas para lidar com situações de emergência urbana e para as guerras contemporâneas, travadas contra pequenos grupos extremistas escondidos dentro das cidades.

Outra função desse treinamento é aprimorar as técnicas que o Brasil está utilizando no Haiti, de policiamento metropolitano.

Saiba +

  • Estadão – Exército coloca 6 mil homens e 4 mil tanques nas ruas de SP disponível em: http://www.estadao.com.br/cidades/not_cid56296,0.htm [1];
  • O Globo – Treinamento do Exército muda rotina de 13 cidades em SP;
  • A Verdade Regional -Jarinu recebe exercício do Exército [1]
  1. 13/11/2011: Página não está mais disponível.