Hoje foi realizado o leilão de concessão de 7 rodovias federais. A Fernão Dias terá a tarifa de R$ 0,99. No Estado de São Paulo, as praças de pedágio serão em Mairiporã e Bragança Paulista.Antes de comemorar, é necessário observar que está previsto um reajuste das tarifas, antes de iniciar a cobrança do pedágio.
O Ministério Público Federal do Paraná alerta que nos editais de concessão faltam diversas obras estruturais importantes:
caso pretendam prosseguir no intuito de conceder o uso dos trechos de rodovias referidos nos editais, apresentem projeto básico estrutural nos moles de orientação técnica acostado à inicial e que incluam como cláusula do contrato de concessão a isenção de cobrança de pedágio para os habitantes dos municípios em que instaladas as praças de pedágio (trecho do relatório da decisão que proveu o pedido de liminar solicitado pelo Ministério Público, já revogada).
Essas obras devem ser incluídas posteriormente, mediante acordos de reequilíbrio econômico (e conseqüente aumento de tarifas), mudando os termos da concessão, o que é um absurdo, se confirmado.
Obs: As reportagens do Jornal da Band informam que o início da cobrança dos pedágios será em 6 meses, após a construção das praças de cobrança e a realização de obras emergenciais.
Saiba +:
- O Globo Online – Pedágio máximo da Régis Bittencourt e da Fernão Dias será de R$ 2,88;
- Joelmir Beting –PEDÁGIO A R$ 0,99;
- Portal Exame – MPF do Paraná tentará anular leilão de rodovias;
- Justiça Federal – Seção judiciária do Paraná: Processo nº 200770000281058;
- Portal Exame – Saiba mais sobre a OHL;
- Portal Exame – Rodovias: OHL leva R. Bittencourt; pedágio de R$ 1,364;
- Portal Exame – Rodovias: OHL arremata Fernão Dias; pedágio de R$ 0,997;
- Portal Exame – Rodovias: OHL também leva trecho Curitiba-Florianópolis;
- Portal Exame – Rodovias: BRVias arremata BR-153; pedágio de R$ 2,45;
- Portal Exame – Rodovias: OHL arremata BR-116 Sul, com pedágio a R$ 2,54;
- Portal Exame – Rodovias: Acciona leva último lote, a BR-393 (MG-RJ);
- Portal Exame – ANTT: vitória da Acciona na BR-393 não é definitiva.