A cratera do metro de SP não foi a única


Agora a pouco passou um documentário na Discovery Turbo sobre o metro de Cingapura.

Em 2004 ocorreu o desmoronamento de um túnel de escavação de uma estação, com rompimento daquelas cintas de concreto e aço que protegem a escavação. Segundo um dos engenheiros a causa foi o solo da ilha, que é muito argiloso.

Isso lembra o cenário do acidente de São Paulo, que também apresentou problemas no solo. A solução em Cingapura foi fechar o buraco e transferir estação e túneis para 100 metros do local do acidente, utilizando uma estrutura reforçada.

Em São Paulo a obra e o trajeto foram mantidos, e aparentemente o reforço está sendo realizado.

Isso mostra que mesmo obras tocadas por empresas Japonesas e Inglesas, especializadas em obras metroviárias estão expostas a esse tipo de dano. E que talvez as economias realizadas na obra, ou a agilização da construção não devam receber tanta culpa pelo acidente.

É preciso estudar a análise do solo, não sou geólogo, mas pelo que sei essa não é uma ciência perfeita, pois o solo tem falhas e outros problemas. É pelo tipo de solo que se decide o tipo de contenção e escavação necessários.