Cidades não são problemas, cidades são soluções 2


Imagem: capturado dos slides da palestra. Integração trem - ônibus

Esse é o tema da palestra que Jaime Lerner apresentou na Conferência internacional de Cidades Inovadoras, realizada em Curitiba em março de 2010.

Destaco a idéia de que não há um meio de transporte mais importante do que outro. O importante é integrar os meios, aproveitando as vantagens de cada um. Por exemplo:

  1. os trens devem cobrir distâncias maiores, com estações bem espaçadas. Todo trem deveria ter qualidade de Metrô;
  2. Os corredores de ônibus completam as linhas do Metrô, preenchendo o espaço entre as estações. É importante a otimização do fluxo de pessoas e ônibus nos corredores, uma das soluções é cobrar a tarifa antes do embarque, o que permite utilizar todas as portas do veículo para embarque e desembarque de passageiros;
  3. Microônibus e vâns dão capilaridade às estações de ônibus e trem, fazendo o transporte nos bairros.

A convivência também é importante, a cidade precisa ser integrada, sem periferias. Parques contínuos e feiras livres atraem as pessoas de volta às ruas. Em São Paulo, as linhas de trem de superfície criaram divisões na cidade, como ocorre na Radial Leste.

Imagem: Capturada dos slides da palestra, Marginal Pinheiros com o jardim sobre a linha do trem

Uma solução seria construir jardins suspensos sobre as linhas de trem de São Paulo, criando um parque contínuo integrando todas as regiões da cidade. O parque contaria com ciclovias, oferecendo um trajeto seguro para os ciclistas. Um jardim dessas proporções seria uma grande melhoria ambiental, contribuindo inclusive para reduzir a temperatura da Cidade.

Assista a palestra do Jaime Lerner, com diversas outras idéias, inclusive o projeto de transporte público para a cidade Rio de Janeiro: