Recomendação para aprovar a fusão da Americanas e Submarino 1


Finalmente a Secretaria de Direito Econômico (SDE – Ministério da Justiça) e a Secretaria de Acompanhamento Ecônomico (SEAE – Ministério da Fazenda) enviaram ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) um parecer conjunto recomendando a aprovação da fusão da Americanas.com com o Submarino.

É interessante as justificativas para aprovar a fusão, que dominará mais de 60% do mercado de comércio eletrônico nacional: a possibilidade de outras redes de varejo entrarem no comércio eletrônico e a concorrência oferecida pelas lojas tradicionais.

Esses fatores impediriam um aumento abusivo dos preços por parte dessas empresas. Agora, e a força do grupo frente a fornecedores de produtos e serviços? O volume de operações influencia o valor cobrado pelo frete.

Enquanto essas empresas conseguem um custo de R$ 2,00 para entregar um produto em São Paulo, empresas de menor porte ficam com custo de R$ 4,00. Como o valor do frete influencia fortemente as decisões de compra no comércio virtual, isso trará há essas empresas forte vantagem competitiva.

Saiba +