Extra: promoção 1 centavo engana o consumidor 5


Promoção 1 centavo Extra

Há algumas semanas o Extra passou a anunciar em seus supermercados uma interessante promoção: na compra dos produtos da promoção + 1 centavo, leve outro produto indicado.

Estive no Extra de Jundiaí e conforme a foto, o produto ao lado(croissant) estava indicado como participante da promoção. Por todo o mercado havia produtos indicados, como o pão alemão da Wickbold.

Desconfiado da promoção, procurei alguém do mercado para explicar. Não localizei nenhum funcionário na padaria, nem na área da feira, somente nos frios. A empregada do Extra não soube informar sobre a promoção. Como não tinha mais ninguém para explicar, continuei as compras.

No momento de finalizar a compra, surpresa: a caixa também não sabia da promoção. A supervisora da caixa sabia informar somente que o croissant não era um produto indicado e que o gerente estava em reunião. Depois de mais de 20 minutos de confusão e de até ameaçar chamar a polícia, o gerente continuava em reunião, ou melhor, de acordo com a supervisora todos os gerentes do supermercado estavam na reunião e não poderiam ser interrompidos.

Minha esposa foi solicitar o gerente na área de atendimento e ouviu de outra funcionária que poderíamos chamar a polícia, mesmo assim o gerente não iria aparecer. Muita confusão depois, finalmente a supervisora localizou um produto indicado na promoção. O que ocorre:

Apesar de todas gôndolas possuírem indicadores como o da foto, os produtos aonde os indicadores estão dispostos não estão na promoção. Em outros produtos há uma outra indicação que confirma que o produto está em promoção, é uma quantidade tão pequena que a supervisora soube apontar somente um produto.

Depois da explicação entendi a promoção, mas nesse momento já tinha sido induzido ao erro. Claramente o supermercado está posicionando as propagandas da promoção de forma a induzir o cliente ao erro, o que é agravado pelos empregados que não sabem explicar a promoção.

O meu caso foi resolvido: comprei o croissant por R$ 0,01 e a supervisora assumiu o compromisso de avisar o gerente, o que estava muito ocupado para atender um cliente. Vou procurar O ombudsman do Extra para relatar o ocorrido, pois outros clientes estão sendo induzidos ao erro também. Qual o telefone? No site do Extra essa informação não está disponível.

Saiba +: