Mais uma greve dos Correios 22


Correios Greve 2009

Obs: Durante o dia atualizarei este post com as informações sobre o andamento da greve.

Começou às 0h de hoje, 15/09/2009 mais uma greve dos Correios. Mais uma vez, nós, clientes da ECT somos os mais prejudicados, não só pela paralização dos serviços, como a falta de informações sobre a abrangência da greve. Já podemos esperar números exagerados de adesões divulgados pelos Sindicatos e quantidades reduzidas divulgadas pela ECT.

Como sempre, os Correios continuarão aceitando a postagem de objetos (receita garantida), mas sem se comprometer com a entrega dos mesmos, até mesmo por as paralizações se concentrarem nos serviços de distribuição e entrega.

Durante a última greve, em julho de 2008, comentei sobre a possibilidade dos Correios serem considerados serviço essencial e com isso ter que manter as atividades durante a greve. As pessoas sem acesso à internet e as micro e pequenas empresas são as mais afetadas pela greve, as grandes empresas de comércio eletrônico não utilizam os Correios.

Com tantas greves e serviço precário em vários locais (como o Rio de Janeiro), fica difícil os funcionários argumentarem contra a privatização da ECT ou a quebra do monopólio dos Correios.

Declararam greve os funcionários:

De acordo com a Fentect (federação nacional dos trabalhadores dos Correios), 33 dos 35 sindicatos aderiram ao movimento, restando apenas Santa Maria (RS) e Uberaba (MG) decidirem se participam da greve¹.

Adesão

O Sindicato do Rio de Janeiro informou ao G1 que a paralisação no Estado está entre 70 e 75% dos funcionários², em Curitiba a adesão seria de 80%³, na Grande São Paulo, de 30%(6).

Em contrapartida,  a ECT informou que apenas 8% dos funcionários aderiu à greve(4).

Posição dos Correios

A Folha Online traz a informação que a ECT possui um plano de contingência:

A empresa afirmou lamentar a decisão dos trabalhadores de entrar em greve. Além disso, segundo a estatal, já existe um plano de contingência desenhado e pronto para ser colocado em prática. Para os Correios, não haverá atraso nas correspondências em virtude da greve¹.

Apesar dessa posição, as agências dos Correios da Região de Campinas não estão aceitando postagem de Sedex 10 e em todas as postagens é informado que não há previsão de entrega (suspenderam os prazos). O site dos Correios exibe o seguinte comunicado:

ATENÇÃO:

Em virtude da decretação de greve em alguns estados da federação, informamos que está suspensa, temporariamente, a aceitação da postagens de SEDEX 10, SEDEX HOJE e DISQUE COLETA.

Considerando que as postagens de SEDEX e PAC podem sofrer atrasos na entrega, está suspensa a garantia de cumprimento dos prazos de entrega previstos para esses serviços(5).

Atualizações

  • 13:30
    • Roraima ainda não decretou greve;
    • Comunicado da ECT informa que a adesão é de 8%.
    • Comunicado da ECT confirmando a suspensão da garantia de entrega no prazo.
  • 13:50
    • Sindicato estima adesão de 30% na região metropolitana de São Paulo;

Saiba +

  1. Folha Online: Funcionários dos Correios entram em greve;
  2. G1: Sindicato confirma início de greve dos Correios no Rio;
  3. Gazeta do Povo: Greve dos Correios atinge 80% da categoria em Curitiba, diz sindicato;
  4. Correios: Sindicatos dos Correios decretam greve em meio a negociações salariais;
  5. Correios: Prazos.
  6. Diário do Grande ABC: Sindicato estima adesão de até 80% à greve dos Correios no ABC;
  7. 13/11/2011: link não existe mais