Petróleo: O fim de uma era 2


Acabei de assistir um documentário no History Channel sobre o petróleo, focado nos principais campos de exploração no mundo e suas dificuldades. No final, um especialista fez um comentário muito interessante:

 A humanidade evoluiu em eras: a da pedra, do bronze, do ferro, do aço, da revolução industrial, etc.  O ponto em comum entre elas foi o consumo crescente de energia, especialmente o petróleo.

É certo que entre 5 a 50 anos a produção de petróleo entrará em declínio. Não há um substituto para essa fonte de energia, com isso, pela primeira vez em sua história a humanidade terá que se adaptar a uma queda no volume de energia disponível. É como voltar no passado, “evoluir” da era do bronze para a da pedra.

O Lula está em uma cruzada mundial para emplacar o etanol de cana-de-açúcar como o substituto natural  para o petróleo. O maior problema é a escala de produção, mesmo com melhoramentos genéticos e o Brasil se transformando em um enorme canavial a demanda mundial não seria suprida. O Joelmir Beting confirmou isso algum tempo atrás.

Há um projeto da Embrapa que pode resolver essa dificuldade: plantar a cana de açúcar no deserto. A África, o Oriente Médio, a China, entre outros, possuem enormes áreas desérticas disponíveis.