Robôs atuando nos pregões eletrônicos


Imagem: Veja(1)

O pregão eletrônico é uma das modalidades de licitação, ou seja, um meio pelo qual o Governo adquire produtos ou serviços. O pregão é o meio ideal para compras de itens comuns, ou seja, que não dependem de estudos ou planos de execução, por exemplo: segurança privada, panelas, arroz, impressoras, etc.

A Veja conseguiu indícios da atuação de robôs nos pregões eletrônicos, conforme imagem acima. Com isso, a empresa que está utilizando o robô consegue manter sempre a proposta mais baixa, cadastrando novas propostas milésimos de segundo após a oferta de um concorrente.

Não há fraude contra o Governo, pois o interesse público de obter o menor preço possível está garantido, mas quebra a igualdade entre os participantes, visto que nem todas as empresas tem acesso aos robôs, e mesmo que o tivessem, iria sempre prevalecer o com tecnologia mais moderna.

Os desenvolvedores dos sistemas de pregão eletrônico precisam ficar atentos e desenvolver proteções para coibir essa prática, sob pena de restringir as compras governamentais à algumas empresas que tem acesso aos robôs, reduzindo a concorrência.

Referência

  1. RIBEIRO, Gustavo. Matrix Federal. Veja, São Paulo, ano 43, nº. 51, ed. 2146, 22/12/2010. pág. 82.